close
Viagens

Guia & Roteiro Completo de Amesterdão – O Que Visitar, Onde Comer e Onde Dormir!

visitar amesterdao

Com 60 milhas de canais e quase 700 edifícios do século XVIII ou anteriores, Amesterdão é uma das cidades mais bem conservadas da Europa, o seu centro pouco mudou desde o tempo de Rembrandt. No entanto não é uma peça de museu! A cidade é uma capital moderna com tudo aquilo que um viajante pode desejar, incluindo uma grande variedade de hotéis, restaurantes inovadores e locais de compras elegantes.

Colorida, peculiar e encantadora, a cidade está alinhada com edifícios do século 17, com os canais e a visão constante de bicicletas a passar. Mas tem também as características de uma metrópole próspera. É procurada pelos jovens pela droga e pelas prostitutas do Red District, e por outro lado, a cidade está repleta de muita cultura, arte de classe mundial no Museu Van Gogh e da Rijksmuseumn ao P.C. Hooftstraat, a rua comercial, poderá encontrar um design contemporâneo que se tornou uma fonte de orgulho em Amesterdão e na Holanda.

 Qual a Melhor Altura Para Visitar Amesterdão?

visitar amesterdao

Não existe um mau momento para visitar a capital holandesa, no entanto entre maio e outubro é a principal época de viagens. O maior pico de turistas é em julho e agosto, e também em março quando a cidade explode em flor com as suas esplendorosas tulipas.

A chuva é uma constante o ano inteiro, e o inverno pode gerar alguma neve e lama, geralmente é leve, mas convém ir preparado com um guarda-chuva seja qual for a época do ano!

A passagem de ano é também um momento alto para visitar esta cidade. É uma celebração única e efusiva que vale a pena vivenciar.

O Que Saber Antes de Ir?

visitar amesterdao

Algumas atrações, como o Museu Van Gogh e a Casa de Anne Frank, têm grandes níveis de procura turística, principalmente no verao, pelo que convém reservar bilhete com alguma antecedência.

A cidade é bastante segura, no entanto existem carteiristas pelo que convém ter alguma atenção nos mercados e transportes públicos.

Clima

visitar amesterdao

Agosto é o mês mais quente, com uma média de 23ºC.

Janeiro é o mês mais frio, com uma média de 3ºC.

Atendendo à humidade da cidade a temperatura parece muito mais quente do que realmente é, por isso o frio poderá não ser um problema.

Como Chegar a Amesterdão?

visitar amesterdao

Os meios mais utilizados são o avião, a partir do aeroporto de Schiphol ou de comboio na estação Centraal.

Schiphol é um dos aeroportos mais movimentados da Europa e tem ligações a todo o mundo, incluído as companhias low-cost.

A Estação Centraal tem ligações com as mais variadas cidades europeias, como por exemplo, o Thalys desde Paris demora entre 3h30 a 4h (direto ou com paragem em Bruxelas), o Eurostar desde Londres demora 5h, com paragem em Bruxelas, no entanto irá começar um serviço regular direto desde Londres que encurtará a viagem para 4h, e o ICE desde a Alemanha demora 4h. Estas são algumas das possibilidades para chegar até Amesterdão.

O autocarro é provavelmente a forma mais barata de viajar, poderá consultar a Eurolines ou a FlixBus, pois são as companhias que fazem viagens regulares à cidade.

Como Conhecer Amesterdão?

visitar amesterdao

A melhor forma é de bicicleta, a cidade é conhecida pelas bicicletas por isso será fácil encontrar lojas de aluguer em toda a cidade. Para aqueles que não gostam tanto de pedalar existe um sistema de transportes públicos muito bom o GVB, que inclui metro, autocarro e elétrico.

GVB – Deverá adquirir um cartão com chip que, são a opção mais conveniente para transportes públicos, poderá adquiri-lo nas bilheteiras ou nos postos de turismo. Não se esqueça de passar o cartão nas máquinas rosa sempre que entrar e sair!

Caminhar – É também uma boa opção pois Amesterdão é muito compacto e fácil de conhecer a pé.

Bicicleta – É a principal forma de locomoção dos locais. Existem empresas de aluguer em toda a cidade, e poderá rondar os 12€ por dia.

Comboio – Serviço rápido, frequente e constante, funciona desde as 6h e as 00h30.

Autocarro e Metro – Úteis sobretudo para visitar os arredores da cidade, não são muito utilizados no centro.

Táxi – Serviço caro e um pouco lento devido ao labirinto que são as ruas desta cidade.

Onde Comer?

visitar amesterdao

Uma grande variedade de experiências aguarda os visitantes de Amesterdão, desde restaurantes com estrelas Michelin a barracas de rua que vendem panquecas e outros deleites holandeses. Como dizem na Holanda: Eet smakelijk!

A culinária holandesa tradicional é saudável, as suas especialidades são o Erwtensoep (sopa de ervilhas) ou pratos simples, como kip (frango) ou biefstuk (bife). Dado a sua localização na Europa, além da sua historia de comércio global, alguns dos melhores restaurantes da cidade servem pratos internacionais. Por exemplo no “New Amsterdam” a comida vai direta das quintas para a sua cozinha; no Restaurant De Kas, a maior parte dos alimentos é cultivada nas suas próprias estufas; já o Momo, um elegante restaurante asiático, serve os pratos que estão mais na moda. Amesterdão tem um enorme número de restaurantes de grande qualidade que certamente não o irão desiludir durante a sua viagem.

Arenque cru, arroz, panquecas, são algumas das especialidades da cidade. Desde panquecas recheadas com todos os sabores imagináveis, desde bacon a mirtilos; o arenque cru é uma especialidade holandesa e é consumido inteiro; e o rijsttafel indonésio, arroz coberto com carnes temperadas, vegetais e peixe, é extremamente popular.

Top 5 Restaurantes em Amesterdão

 


Onde Ficar?

visitar amesterdao

Esta cidade, bastamente diversificada possui uma seleção igualmente variada de alojamentos. Desde casas no canal reabilitadas a luxuosos hotéis do velho mundo e hotéis boutiques elegantes. Há opções para todos os gostos e carteiras!

A maior escolha ao decidir onde ficar é se pretende um hotel com charme antigo ou um com uma vibração moderna e centrada no design. Ou até, talvez um pouco de ambos, existem alguns hotéis em edifícios maravilhosos e históricos com um interior contemporâneo. Todas as acomodações nesta cidade são igualitárias na medida em que, onde quer que fique terá um acesso fácil a todas as atrações e ao canal.

Nesta cidade, qual quer que seja a acomodação que escolher irá encontrar um esplendoroso design, pois os holandeses exibem orgulhosamente pinturas e esculturas contemporâneas de artistas holandeses nos espaços públicos.

Para obter preços mais baixos reserve durante a época baixa, entre Novembro e Março.

 

Top 5 Hotéis em Amesterdão

 


Onde Fazer Compras?

visitar amesterdao

No século 17, Amesterdão era conhecido como “armazém do mundo”, e ainda é um ótimo lugar para fazer boas compras. Esqueças as lojas globais, para as melhores compras em Amesterdão explore as marcas holandesas, ou descubras as lojas de artesanais que a cidade oferece. A Frozen Fountain é especializada em design e mobiliário holandeses, enquanto Fred de la Bretoniere é o local ideal pala malas e sapatos elegantes a preços razoáveis.

 

10 sugestões para fazer/visitar em Amesterdão

  • Casa de Anne Frank

visitar amesterdao

Atrai anualmente mais de um milhão de visitantes! Aqui pode visitar a casa e o anexo secreto onde Anne Frank e a sua família se esconderam dois anos durante o holocausto, é uma experiência muito emocionante. Visitar o quarto melancólico de Anne Frank com o seu diário, numa caixa de vidro com uma escrita otimista durante um tempo de desespero é uma experiência poderosa.

O foco é a casa traseira, conhecida como Anexo Secreto, um espaço escuro e sem ar, onde a família viveu num tremendo silêncio e onde liam Dickens antes de ser preso pelos nazistas e enviado para campos de concentração. Apenas Otto Frank, o pai de Anne, sobreviveu.

Compre o bilhete com antecedência, pois as filas costumam ser bastante longas. É melhor reservar online ou então chegar muito cedo.

  • Vondelpark

visitar amesterdao

Um espaço verde de 47 hectares no coração de Amesterdão, é o lugar para correr, andar de bicicleta, observar os locais e turistas ou simplesmente aproveitar o sol.  Num dia de sol a atmosfera ao ar livre é fantástica, com os turistas a passear, os ciclistas, patinadores, famílias com crianças e jovens a jogar futebol, é ótimo de assistir! Existem aqui também vários restaurantes onde pode tomar um café ou comer e, no verão há teatro ao ar livre gratuito!

Recebe mais de 12 milhões de turistas por ano, por isso raramente é tranquilo, mas é sempre muito divertido!

  • Museu de Van Gogh

visitar amesterdao

É uma experiência emocionante visitar este museu, que traça a vida e desenvolvimento de Van Gogh através da maior coleção do mundo do seu trabalho, pinturas familiares e maravilhosas peças pouco conhecidas. É incrível ver o seu trabalho modificar, desde o inicio com girassóis brilhantes, amendoeiras e campos de trigo com corvos, mas também uma ampla gama de exibições interativas que mostram a sua magnificência no final da sua vida.

As filas podem ser enormes por isso é aconselhável chegar bastante cedo ou comprar os bilhetes online.

  • Museu Stedelijk

visitar amesterdao

Carinhosamente conhecido com a “banheira”, pois foi-lhe adicionando recentemente um telhado em forma de banheira, aqui irá encontrar uma excelente coleção internacional de arte moderna e contemporânea. Marc Chagall, Wassily Kandinsky, Henri Matisse, Jackson Pollock e Marlene Dumas são alguns dos artistas aqui representados.

Existe uma zona familiar com atividades para crianças e, ao contrario dos outros museus raramente precisa de ficar na fila. Há visitas guiadas regulares, ou pode escolher uma visita por áudio gratuito.

  • Excursão pela Arte de Rua

visitar amesterdao

Uma ótima atividade se estiver com adolescentes! Este passeio leva-o a uma parte da cidade raramente visitada pelos turistas, para ver algumas das melhores artes de rua contemporâneas da cidade. Uma mudança refrescante para quem viu muitas obras-primas nos museus da cidade!

  • Palácio Real

visitar amesterdao

Inicialmente era a Câmara Municipal de Amesterdão, hoje em dia é um dos palácios reais dos Países Baixos, usado para vários eventos estaduais. Tanto por fora como por dentro, este magnifico edifício demonstra a grande riqueza e a importância global da cidade no século XVII, quando construído era o maior edifício secular do mundo.

Tornou-se um palácio no século XIX. Os seus interiores brilham, especialmente o trabalho em mármore, num piso embutido com mapas do mundo na grande burgerzaal (salão dos cidadãos) no coração do edifício. Pode fazer uma visita por áudio gratuita, onde será explicado tudo aquilo que vê em detalhes realísticos.

  • Hermitage Amsterdam

visitar amesterdao

Há uma enorme ligação entre a Rússia e os Países Baixos, foi aqui que Tsar Peter the Great aprendeu construção naval em 1697, daí este Museu Estadual Hermitage de São Petersburgo. As exposições de Blockbuster mostram obras do vasto tesouro do Hermitage, enquanto que a Galeria de Retrato da Era de Ouro tem retratos de grupos formais da lista “A Holandesa” do século XVII.

A entrada inclui um áudio-guia. Chegue antes das 11h para evitar longas filas de espera. Há um café/ restaurante agradável dentro do museu, bem como Dignita Hoftein no jardim.

  • Concertgebouw

visitar amesterdao

Considerada uma das melhores salas de concertos do mundo graças á sua acústica impecável, é também uma jóia arquitetónica! Mais de 900 concertos por ano são realizados aqui, incluindo apresentações orquestrais e de musica de câmara com os melhores talentos musicais internacionais. Há concertos gratuitos ás quartas-feiras na hora de almoço e concertos a preços moderados aos domingos de manhã.

  • Red Light District

visitar amesterdao

Dê um passeio pelo lado selvagem de Amesterdão, o infame Distrito da Luz Vermelha. Se escolher uma visita guiada irá ter uma experiência esclarecedora e iluminadora. Este passeio poderá levá-lo pelas ruas antigas e estreitas, como a conhecida rua Zeedijk. No passado era uma das ruas mais perigosas da cidade, onde os marinheiros encontravam a diversão local.

Hoje em dia, em vez de bares sombrios irá encontrar animados e acolhedores bares e pubs holandeses. Poderá também entrar no Museu da Prostituição, onde poderá ver os bastidores e ouvir os segredos das próprias mulheres.

  • Foodhallen

visitar amesterdao

Este glorioso salão internacional de comida tem uma enorme variedade de comida numa espaçosa área de refeições. Poderá encontrar desde restaurantes a cervejarias populares da cidade. Procure pelo Viet View para comida de rua vietnamita ou o Jabugo Iberico Bar para presunto, ou então também o Bar de Cerveja que serve das melhores bebidas alcoólicas.

No total são 20 diferentes tipos de especialidades desde grelhados, pães, queijos, doces, saladas e muito mais.

 

Visitar Amesterdão em 2 ou Mais Dias

Dia 1

09h – 12h –  Passeio a pé pela cidade, uma ótima forma de conhecer e se orientar pela cidade.

14h –  Excursão pelo canal

16h – Visita ao Museu de Van Gogh

18h – Rijksmuseum

Dia 2

10h – Visita á Casa de Anne Frank

12h – Passeio pela zona de Jordaan

14h – Museu das Tulipas

16h – Museu da História de Amesterdão

21h – Red Light District

Dia 3 e Seguintes

– Passeio de bicicleta

– Oosterpark

– Vondelpark

– Heineken Experience

– Museu da História Judaica

visitar amesterdao

 

Receba Todas As Novidades do Blog!

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par de tudo em primeira mão directamente no seu email.

O seu email está completamente seguro e não será usado para spam!

Comentários

comentários

Pin It on Pinterest

Share This