Muitas pessoas perguntam como fazemos para estarmos sempre a viajar e assumem que somos ricos ou cheios de sorte. Bem, não somos definitivamente ricos – e sorte não costuma desempenhar um papel importante na realização das nossas viagens. Nós trabalhamos tão arduamente como qualquer outra pessoa embora o façamos online. O que acontece é que ambos escolhemos que viajar seria uma prioridade. E, para que isso aconteça, nós tivemos que fazer sacrifícios noutras áreas das nossas vidas.
Felizmente, ambos aprendemos a arte de poupar. E deixem-me dizer-lhes, que é definitivamente uma arte e nem todos estão dispostos a fazê-lo. Vivemos uma vida modesta, livre da maior parte das novas roupas e gadgets que toda a gente quer comprar, e comemos fora raramente. São coisas que ambos consideramos ser desnecessárias.
Se se está a perguntar como é que os outros são capazes de poupar para viajar e você está preso em casa a pagar contas, muito provavelmente estas dicas vão dar-lhe bastante jeito.
1.) Controle o seu Orçamento: Em primeiro lugar, crie uma tabela no Excel – ou noutro programa – e comece a acompanhar/controlar cada compra ou pagamento. Faça isso durante um mês ou dois para ter uma idéia aonde o dinheiro é gasto. Isto servirá como um grande abre olhos e assim poderá conscientemente decidir onde precisa de mudar os seus hábitos e onde precisa começar a cortar.
2.) Vender Artigos: Vá ao seu armário, garagem, e caixas e procure artigos que não use mais. Venda-os online no Olx, CustoJusto ou noutro site de vendas. Vender coisas que já não precisas pode impulsionar as suas economias de forma drástica.
3.) Pare de Comprar: Parece simples, mas é preciso uma grande contenção, especialmente se está acostumado a comprar os telemóveis ou roupas da moda. A próxima vez que quiser comprar algo, pergunte a si mesmo se realmente precisa dele. Muito provavelmente, a resposta é não. Quando precisar mesmo de comprar algum produto, tente comprá-lo usado, e quando algum estragar tente repara-lo primeiro em vez de ir logo a correr comprar um novo.
4.) Limite o Entretenimento: Convide os amigos em vez de sair, vá a lugares nos dias em que a entrada é gratuita, e procure outras coisas que possa fazer de forma gratuita. Há definitivamente um monte de coisas para fazer que não custam muito dinheiro.
5.) Consiga as melhores taxa de juros: Faça uma pesquisa para encontrar uma boa conta poupança para o seu dinheiro.
6.) Transfira o Que Poupa para a Sua Conta Poupança: Quando controlar de forma eficaz os seus gastos e descobrir o montante realista que é capaz de poupar, vá ao banco e transfira esse montante para a conta poupança todos os meses ou a cada duas semanas e não o gaste.
7.) Poupe em Extras: Se tem tvcabo, livre-se dela. Isto pode ser benéfico em diversas formas. Não será submetido a constantes anúncios que o forcem a ceder à compra e não terá que pagar uma conta de tvcabo que prejudique as suas poupanças. Uma coisa imprescindível é o acesso à Internet no entanto tem uma vantagem: existe um número ilimitado de sites para assistir a filmes e programas de televisão on-line.
Outras coisas que pode começar a fazer será secar a roupa ao ar livre, principalmente no verão; desligar as luzes quando não estiver a usá-las e instalar lâmpadas LED.
8.) Faça uma lista quando for às compras e mantenha-se fiel a ela! Comece a comer mais saudáveis evitando alimentos não transformados. São mais baratos e irá notar uma melhoria na sua saúde também! Planeie as refeições em torno dos gastos e do que tem de comprar e quando cozinhar faça o suficiente para sobrar e guarde. Leve o que sobrou para o trabalho.
9.) Comprar Prendas: Dê um voucher-prenda com dinheiro ou uma prenda feita em casa em vez de comprar um artigo caro.
10.) Assinaturas e Mensalidades: Livre-se das assinaturas de revistas e quaisquer mensalidades de que não necessite. Faça uma corrida, caminhada, surf, ou ande de bicicleta em vez de ir para o ginásio. É muito mais divertido!