close
Descobrir Portugal

Guia & Roteiro de Lisboa – O Que visitar, Onde Comer e Onde Dormir!

visitar lisboa

Viaje até Lisboa e mergulhe numa cidade europeia totalmente diferente de qualquer outra. Desde passar horas a relaxar num café nas mais maravilhosas praças, quer a passear pelas lojas em ruas sinuosas, há muito para fazer em Lisboa! A nossa capital recebe os visitantes num “mundo antigo”, onde castelos históricos recebem museus de arte moderna e montras pacificas dão lugar a bares vibrantes. Ao visitar Lisboa verá que a cidade mantém uma sensação de nostalgia, preservando o passado, mesmo enquanto ele cresce e se expande.

Qual a Melhor Altura Para Visitar Lisboa?

visitar lisboa

Lisboa é uma das capitais mais ensolaradas da Europa. Os meses mais idílicos são desde Maio até Agosto, quando os festivais de comida e musica são quase uma ocorrência semanal, as praias da cidade estão no ponto ideal para fotos magnificas e os lisboetas reúnem-se em bares e restaurantes ao ar livre. Lisboa é movimentada durante todo o ano, no entanto, os preços dos hotéis baixam significativamente entre Novembro e Fevereiro, e o clima mantem-se ameno, tornando-se uma boa altura para visitar quando o orçamento é mais limitado.

A melhor altura para visitar a cidade será de Março a Maio ou de Setembro a Outubro, pois o clima ainda é quente, os preços dos hotéis são mais baixos e há menos multidão.

O Que Saber Antes de Ir?

visitar lisboa

Os famosos pavimentos de pedra artística da cidade, conhecidos como a Calçada Portuguesa, são fáceis de ver, mas podem ser um pouco escorregadios, certifique-se que não leva calçado escorregadio, guarde os saltos altos para Milão e Paris 😉.

Tenha sempre dinheiro consigo pois muitos dos bares, restaurantes e lojas só aceitam pagamento com dinheiro.

Como Conhecer Lisboa?

visitar lisboa

Lisboa é bastante compacta para uma capital europeia e é feita para caminhadas, especialmente em Alfama e no Bairro Alto.

Grande parte dos transportes públicos é operada pela Carris, desde autocarros urbanos, elétrico e funiculares. Existem ainda como possibilidades o metro, o táxi e o Uber, um vasto leque de opções para se movimentar pela cidade.

De transportes públicos e a pé são a melhor forma de se movimentar pela cidade. A caminhar é uma ótima forma de conhecer todos os pontos turísticos da cidade, tem apenas de se mentalizar que subir as ruas da cidade é um ótimo exercício. Quando se sentir cansado opte pelo elétrico ou pelo metro.

Onde Comer?

visitar lisboa

Lisboa é uma das cidades mais fáceis da Europa para encontrar uma refeição boa e acessível. Tanto para o pequeno-almoço, almoço ou jantar. É possível experimentar o melhor da gastronomia portuguesa por menos de 30€ por dia, por pessoa. Para uma verdadeira miscelânea de todas as cozinhas da cidade vá até ao Mercado Time Out. Localizado no Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, oferece desde sushi e vinho a presunto ibérico. Qualquer que seja a hora estará repleto de gente, mas vale a pena!

Para uma cozinha com mais requinte, e com duas estrelas Michelin, experimente o Belcanto; no que diz respeito a frutos do mar experimente o ambiente familiar da Cervejaria Ramiro. Peixe e marisco são tradicionais, por isso em qualquer restaurante pode encontrar ótimas refeições.

Não podemos falar de Lisboa e deixar de mencionar os maravilhosos pasteis de nata. Estão espalhados por toda a cidade, mas vale a pena visitar em Belém o “Pasteis de Belém” onde pode encontrar os pasteis de nata mais autênticos.

Lisboa tem também a sua própria bebida alcoólica, a Ginjinha, um vinho fortificado feito com cerejas e açúcar, pode experimentá-la junto a estação de metro do Rossio na “A Ginjinha”.

Top 5 Restaurantes em Lisboa

 


Onde Ficar?

visitar lisboa

A cidade está repleta de hotéis para todas as carteiras. Os bairros mais populares para se hospedar são Alfama e o Bairro Alto, no entanto podem ser um pouco barulhentos a noite. Embora seja difícil competir com o luxo de hotéis históricos como o Pestana Palace Lisboa, são as novas ofertas da cidade que estão mais na moda hoje em dia, estes novos hotéis combinam as comodidades modernas com estruturas históricas, o que acaba por chamar mais á atenção.

Top 5 Hóteis em Lisboa

 


10 sugestões para fazer/visitar em Lisboa

  • Mosteiro dos Jerónimos

guia lisboa

O Mosteiro dos Jerónimos faz parte do Património Mundial da UNESCO. Exemplifica o estilo manuelino, um estilo de arquitetura ornamentado com o nome do rei da época (Manuel I), este mosteiro foi contruído durante a Era dos Descobrimentos de modo a homenagear Vasco da Gama antes da sua partida para a India em 1498. Durante o seculo 17 swerviu como mosteiro para os monges, cujo trabalho era consolar marinheiros e rezar pelo rei. Por fim tornou-se escola e orfanato até ao ano de 1940.

Hoje em dia é possível explorar estes terrenos e admirar todos os detalhes predentes nos pilares, claustros e tetos abobadados. É tambem possível visitar a Capela de São Jerónimo e ver os túmulos dos mais notáveis portugueses da história incluindo alguns membros da realeza e Vasco da Gama.

 

  • Torre de Belém

guia lisboa

Um exemplar perfeito do estili manuelino, esta torre fortificada, classificada como Património da Humanidade da UNESCO, fica sobre o rio Tejo e foi concebida no início do século 16 por Francisco de Arruda. O grande destaque vai para a sua arcada renascentista e para os cantos de estilo mourisco. A escadaria em estreita em espiral leva-o até ao topo onde oferece uma deslumbrante vista sobre Belém.

 

  • Elétrico 28

guia lisboa

O celebre Elétrico 28 urge desde a Basílica da Estrela até ás ruelas da Baixa de Lisboa e sobe até ao estreito labirinto empedrado de Alfama e ao topo da colina da Graça, este trajeto é feito em elétricos remodelados, originários da década de 1930. É uma das melhores tours pela cidade que irá encontrar por 2,85€. No entanto é necessário ter muito atenção ás multidões e aos carteiristas.

 

  • Elevador de Santa Justa

guia lisboa

Para desfrutar de vistas maravilhosas sobre Lisboa, principalmente para o Castelo de São Jorge, para a Praça do Rossio e para o bairro da Baixa, é certamente de ponderar uma subida pelo Elevador de Santa Justa. Este elevador tem mais de século e inicialmente era movido a vapor. A estrutura para além de o levar para vistas magnificas, é também um atalho para ir até ao Bairro Alto sem ter de subir o morro. Devido á pouca capacidade do elevador, as filas poderão ser um pouco demoradas.

 

  • Castelo de São Jorge

guia lisboa

O Castelo de São Jorge encontra-se no topo da colina mais alta de Lisboa, em Alfama oferecendo uma excelente história e vista sobre a cidade. Este castelo serviu como fortificação para romanos, visigodos e mouros, que o transformaram num palácio real antes de ser tomado por Afonso Henriques. Esta atração manteve-se intacta grande parte das relíquias do edifício, incluindo camaras subterrâneas e 18 torres, uma das quais abriga uma camara escura. Já também um restaurante, jardins e um museu arqueológico.

 

  • Museu Calouste Gulbenkian

roteiro lisboa

Com menos de 50 anos este museu apresenta uma coleção de arte de renome mundial. O falecido Calouste Gulbenkian, ex-magnata do petróleo e ilustre colecionador de arte, acumulou 6.000 obras de arte ao longo da sua vida, doando tudo a Portugal após a sua morte. A exibição inclui todos os tipos de arte de todo o mundo, incluindo estatuas egípcias, pinturas europeias, entre elas Rembrandt, e porcelana chinesa.

 

  • Oceanário de Lisboa

roteiro lisboa

O oceanário de Lisboa é o maior aquário interior de Portugal e contém mais de um milhão de galões de água do mar, sustentando a vida de 8.000 criaturas marinhas. Quatro exposições permanentes representam diferentes habitats que abrigam espécies de pássaros, peixes, anfíbios e mamíferos. Aqui irá encontrar desde estrelas do mar e corais a pinguins, papagaios do mar e lontras do mar, entre muitos outros. O oceanário oferece uma variedade de atividades, desde visitas guiadas a festas de pijama com os tubarões e até mesmo espetáculos de Fado.

 

  • Terreiro do Paço

roteiro lisboa

Aqui a Praça do Comércio encontra-se alinhada com edifícios do século 18 liderados por esplanadas onde pode disfrutar de refeições leves e boas bebidas. Perto do rio, degraus e declives, antes utilizados pelas barcas reais, pode encontrar banhistas a apanhar banhos de sol durante o verão. A estatua no centro é de Dom José I, rei na época do terramoto e na sua reconstrução. No lado norte, o Arco triunfal foi a ultima estrutura a ser concluída, em 1873.

 

  • Rossio

roteiro lisboa

O nome formal para esta praça é a Praça Dom Pedro IV, mas é preferencialmente chamada pelo seu antigo nome, o Rossio. Construída no século 9 como o principal espaço publico de Lisboa, continua a ser um movimentado centro social e, além do trânsito, é onde as multidões se reúnem para socializar sob a estatua de Dom Pedro no topo de uma imponente coluna. Aqui pode tambem admirar os paralelos dramáticos do padrão de ondas e absorver a sensação de drama. No vizinho Largo de São Domingos, onde milhares de pessoas forma queimadas, há um memorial ás vítimas judias da Inquisição. Este é hoje em dia um local eleito para relaxar e ler o jornal, e saborear uma ginjinha num dos bares.

 

  • Palácio da Pena

roteiro lisboa

Este palácio é um glorioso conglomerado de torres e cúpulas banhadas em tons pasteis. Em 1502, o Mosteiro de Nossa Senhora da Pena foi aqui construído, mas caiu em ruínas em 1832. Sete anos depois, as ruínas foram compradas por Fernando de Saxe-Coburgo que, inspirado pelos castelos bávaros, encaminhou o arquiteto Baron Eschwege de construir o castelo das suas fantasias, em estilos que vão desde o árabe ao vitoriano. O parque ao redor esta repleto de arvores e flores de todos os cantos de Portugal, alem de templos escondidos, grutas e o Vale dos Lagos, onde cisnes negros se reúnem majestosamente. Pode caminhar pelas muralhas altas do castelo, espreitar pelas torres e recompensar-se com uma bebida e um lanche num dos cafés locais.

Dicas para Poupar Dinheiro em Lisboa

visitar lisboa

Lisboa Card – Com estes cartões pode usufruir de todos os transportes públicos da cidade bem como de muitas das principais atrações da cidade. Podem ser adquiridos nos pontos de informação turística ou diretamente no site, este cartão pode ter a duração de 24h, 48h ou 72h e custam entre 19€ e 40€.

Fique numa pensão – É como uma casa de hóspedes, com quartos separados e casa de banho partilhada. Os preços são bastante mais acessíveis, principalmente nas que se localizam junto das atrações, sem as taxas caras de hotéis.

Passeie ao Domingo – Os museus e muitas outras atrações, incluindo a Torre de Belém e o mosteiro dos Jerónimos, são gratuitos no primeiro domingo de cada mês.

Visitar Lisboa em 2 ou mais dias

Dia 1

  • Torre de Belém
  • Pastelaria “Pastéis de Belém”
  • Mosteiro dos Jerónimos
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Largo de Camões (Miradouro)

Dia 2

  • Parque Eduardo VII
  • Rossio
  • Elevador de Santa Justa
  • Terreio do Paço
  • Arco da Rua Augusta
  • Baixa

Dia 3 e Restantes

  • Bairro de Alfama
  • Castelo de São Jorge
  • Oceanário de Lisboa
  • Palácio da Pena
  • Sé de Lisboa

 

visitar lisboa

Receba Todas As Novidades do Blog!

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par de tudo em primeira mão directamente no seu email.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O seu email está completamente seguro e não será usado para spam!

Comentários

comentários

Pin It on Pinterest

Share This